O Ácido Hialurônico é uma opção de tratamento viscobiológico para osteoartrite bem estabelecida e tendinopatias (tendinites), recomentada por protocolos de várias organizações médicas, incluindo o Colégio Americano de Reumatologia e a Sociedade Internacional de Pesquisa de Osteoartrite. Em nosso organismo ele está presente em altas concentrações no líquido sinovial, fluido presente em nossas articulações sendo responsável por retenção de água, lubrificação e amortecimento. Porém, em situações patológicas, como na artrose, existe a quebra da molécula, levando à diminuição de sua atividade e proteção articular, contribuindo para dor e rigidez.

O Ácido Hialurônico visa repor o fluido das articulações melhorando a lubrificação, diminuindo o desgaste, apresentando também propriedades anti-inflamatórias e diminuição do impulso doloroso nas estruturas acometidas. A viscosuplementação nas osteoartrites e tendinopatias tem relevância clínica e pode nos ajudar no controle dos sintomas e função, junto com outras medidas físicas e metabólicas.

Os candidatos ideais para este tratamento são os portadores de osteoartrite / artrose de leve a moderada e tendinites, principalmente que apresentem condições clínicas que limitem o uso de anti-inflamatórios tradicionais ou apresentem intolerância aos seus efeitos colaterais.

É uma alternativa muito interessante ao uso prolongado de medicamentos , melhorando dor por até 6 meses, permitindo assim reabilitação física e melhora funcional .

É um procedimento simples realizado no consultório, no qual o Ácido Hialurônico é injetado no espaço articular ou peritendão sempre guiado por ultrassom para máxima segurança e precisão. O paciente pode retornar suas atividades normais do dia a dia, evitando esforços excessivos nas primeiras 48 horas.