Diversos estudos epidemiológicos consistentes têm demonstrado a influência benéfica da atividade física regular para a saúde, reduzindo a mortalidade e a incidência de diversas doenças. É importante ressaltar a melhora da qualidade e quantidade de vida de portadores de doenças cardiovasculares, endocrinológicas, pulmonares, neurológicas, renais, osteoarticulares, musculoesqueléticas, oncológicas e nos portadores de dor crônica.

Porém, quem pratica esporte está sujeito a lesões, que podem ser decorrentes de traumatismos, de lesões relacionadas com o treinamento e a prática especifica do esporte praticado.

O atleta tanto de alto rendimento como recreativo, amador ou profissional, está sujeito a lesões musculoesqueléticas. Estas lesões devem ser prevenidas com avaliação adequada, avaliando fatores específicos do esporte, alterações biomecânicas e estilo de vida.

As lesões por menor que sejam podem diminuir o desempenho no esporte e dependendo da gravidade, necessitar afastamento temporário da atividade esportiva ou até mesmo a perda de uma temporada esportiva programada.

Neste sentido é importante tratar as lesões tentando sempre preservar o planejamento do atleta, de maneira regenerativa, não causando prejuízos na pratica esportiva futura. A Medicina Regenerativa é uma estratégia promissora, dentro do tratamento multidisciplinar, ajudando a reparar estruturas musculoesqueléticas, incluindo músculos, ligamentos, osso e cartilagem, através de injeções celulares, com estimulo de propriedades biológicas.

É importante ressaltar que o PRP (Plasma Rico em Plaquetas) foi retirado em 2011 da lista de métodos proibidos pela WADA – World Anti-doping Agency (Agência Internacional de Controle do Doping), por não apresentar melhora de performance e permanece como método permitido na listagem de 2017.

Para saber mais acesse: https://www.wada-ama.org/en/media/news/2010-09/wada-2011-prohibited-list-now-published
A correta avaliação de todos estes fatores, bem como do bem-estar físico e mental dos atletas é essencial para o tratamento e prevenção de lesões.

Serviços

• Avaliação pré-participação de exercício físico.
• Avaliação e acompanhamento da prática de exercício físico.
• Avaliação e acompanhamento de atletas amadores e de alto desempenho.
• Avaliação e tratamento clínico e por imagem (ultrassom) de lesões relacionadas ao esporte.
• Medicina regenerativa ( PRP) para as lesões esportivas.
• Prevenção e reabilitação de dor crônica com a prática do exercício físico.