Dor nas Costas

Dor nas costas, lombalgia ou dor lombar é uma condição muito comum na população geral. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 84% dos adultos apresentarão, ao menos, 1 crise de dor aguda nas costas durante a vida. A maior parte dessas pessoas apresentarão mais de 1 episódio na vida.

A lombalgia pode ter diferentes causas, desde contratura muscular, processos degenerativos da coluna vertebral (discos intervertebrais, articulações entre as vértebras), até degeneração da articulação sacroilíaca.

É de grande importância no diagnóstico da dor lombar descobrir a origem da dor. A história clínica detalhada e exame físico minucioso, bem como os exames de imagem são importantes.

Também temos à disposição os bloqueios diagnósticos que consistem em colocar pequenas quantidades de anestésico local nas estruturas suspeitas de serem a causa da dor. Desta maneira, podemos localizar com maior acurácia a causa da dor e definir o melhor tratamento.

Tratamento

O tratamento da lombalgia pode ser feito através de medicações, acupuntura, fisioterapia especializada, exercícios físicos, procedimentos intervencionistas minimamente invasivos e, quando existe falha nos tratamentos conservadores, a cirurgia pode ser indicada.

Dentre os procedimentos intervencionistas indicados estão: bloqueio peridural com anti-inflamatório, radiofrequência convencional, radiofrequência pulsada e, mais recentemente, o uso da medicina regenerativa com a terapia celular (PRP, BMAC).