Dor De Cabeça

A Dor de cabeça ou cefaleia é a dor em qualquer região da cabeça. As dores de cabeça podem ocorrer em um ou em ambos os lados da cabeça, serem isoladas em determinada localização, irradiarem pela cabeça de um ponto a outro. As dores de cabeça podem aparecer gradualmente ou de repente e podem durar menos de uma hora ou durante vários dias. Pelo menos 63 milhões de brasileiros de todas as idades sofrem com dores de cabeça frequentes.

Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. Seus sintomas podem ajudar o médico a determinar a causa e o tratamento adequado.

Dentre as causas de dor de cabeça , as mais comuns são as cefaleias primarias e, entre estas ,a cefaleia tensional e a enxaqueca são as mais frequentes.

As cefaleias secundárias são dores causadas por uma outra doença como tumores cerebrais, infecções ou doenças circulatórias.

É fundamental consultar um médico para o diagnóstico correto e um tratamento adequado, lembrando sempre que a automedicação pode ser perigosa e causar varias complicações.

Tratamento

O tratamento da dor de cabeça pode ser feito através de medicações, acupuntura, exercícios físicos, mudança de estilo de vida, terapia cognitivo comportamental e terapias intervencionistas da dor. Dentre as terapias intervencionistas, podemos ressaltar os bloqueios de pontos gatilho, bloqueios de nervos occipitais.