Dor Cervical

A Dor Cervical, cervicalgia ou dor no pescoço, é uma das dores mais comum em todo o mundo. Sua prevalência, no âmbito da medicina ocupacional, vem aumentando significativamente, sendo considerada como um dos grandes problemas da sociedade moderna.

Em muitos casos, a resolução ocorre espontaneamente, mas em outros, pode durar meses ou anos, se tornado uma dor crônica.

Várias situações podem ser causas de dor cervical, sendo a mais comuns as alterações musculoesqueléticas, como as contraturas musculares. Alterações degenerativas como a artrose, hérnia discal e também a síndrome do chicote podem ser causas importantes.

É de grande importância, no diagnóstico da dor cervical, descobrir a origem da dor. A história clinica detalhada e exame físico minucioso, bem como os exames de imagem são essenciais.

Também temos à disposição os bloqueios diagnósticos, que consistem em colocar pequenas quantidades de anestésico local nas estruturas suspeitas de serem a causa da dor. Desta maneira, podemos localizar com maior acurácia a causa da dor, e definir o melhor tratamento.

Tratamento

O tratamento para Dor Cervical pode ser feito através de medicações, acupuntura, exercícios físicos, mudança de estilo de vida e terapias intervencionistas da dor.

Dentre as terapias intervencionistas, podemos ressaltar os bloqueios de pontos gatilho, bloqueio de nervos occipitais, bloqueio facetário, bloqueio peridural interlaminar, radiofrequência pulsada e radiofrequência convencional.